No módulo Swing Trade estarão disponíveis dois tipos de operações: compra e venda de ativos à vista, opções e futuros.
No módulo Swing Trade o cliente poderá executar ordens de compra e venda, mediante disponibilidade de saldo (mercado à vista e opções) ou alocação de garantias (contratos futuros e commodities), dependendo do mercado a ser operado. Poderão ser negociados ativos no mercado à vista (e opções), futuros, subscrições e recibos.
No menu de operações, o cliente poderá acessar o módulo Swing Trade em que poderá registrar suas operações. A tela inicial do módulo permitirá ao cliente que visualize cotações, adicione ordens de compra e venda, e monitore suas posições compradas e vendidas.
No módulo Swing Trade, a tela de acompanhamento permitirá ao cliente verificar a evolução de suas posições e execução de ordens.
Estarão disponíveis ao cliente informações sobre:
O cliente titular de opção de compra (Call) ou opção de venda (Put) deve se manifestar a respeito do exercício de opções até no máximo às 10h00.
A partir das 10h01, para os clientes que não entrarem em contato, a Mesa de Operações poderá realizar o exercício da seguinte forma:
Caso o preço do ativo base se encontre acima do valor do strike, deixando a operação economicamente atrativa, a Mesa efetuará o exercício da posição titular. Após exercida a posição, o Departamento de Risco analisará a capacidade financeira – saldo em conta (previamente depositada) do cliente na Clear e seguirá uma das alternativas abaixo:
*Caso o cliente tenha financeiro para liquidar o exercício, a posição exercida será registrada no módulo Swing Trade.
**Caso o cliente não tenha recurso financeiro disponível a posição será exercida e zerada até o final do pregão.
Caso o preço do ativo base se encontre abaixo do valor do strike, deixando a operação economicamente atrativa, a Mesa efetuará o exercício da posição titular. Após exercida a posição, o Departamento de Risco analisará a capacidade financeira – saldo em conta (previamente depositada) ou posição em carteira do cliente na Clear e seguirá uma das alternativas abaixo:
*Caso o cliente tenha custódia para liquidar o exercício, a posição exercida será registrada no módulo Swing Trade.
**Caso o cliente não tenha custódia disponível a posição será exercida e zerada até o final do pregão pelo Departamento de Risco.
Travas, Borboletas e Condors que estiverem 100% em condições de exercício serão exercidas e registradas pela Mesa de Operações no módulo Swing Trade.
Travas, Borboletas e Condors que estiverem parcialmente em condição de exercício serão zeradas a critério da Mesa de Operações em conjunto com a área de Risco da Corretora.
*Ofício Circular 062/2015: Caso uma posição lançadora de opção seja liquidada durante a sessão de negociação, o bloqueio dessa posição somente será efetivado no dia útil subsequente, podendo ocorrer, nesses casos, durante aquela mesma sessão, o exercício da posição lançadora e, consequentemente, a abertura de posição titular do ativo objeto para o lançador original da opção.
Você também pode fazer o download do Manual do Risco no link abaixo.